segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Importante ressaltar!

A mídia sempre teve sempre forte influência sobre a população. Às vezes essa influência pode ser usada de maneira positiva, mas às vezes é usada para controle social, o que não é nada bom.

É bom lembrarmos que por mais que muito do que a televisão, a internet e as revistas pareçam o certo, nem tudo é como parece, e existem muitas informações importantes que podem ter sido deixadas um pouco de lado ou omitidas. Isso acontece porque quem determina o que ‘entra e sai do ar’ são empresas patrocinadoras, políticos e outras pessoas importantes...
Focando as notícias no que aumentará seus lucros e deixando de lado, ou omitindo aquilo que deveria ser informado. Isso é o controle social. Pois controlando as informações que serão mostradas ao publico, você pode fazer com que ele pense como você quer, controlando-o.
Um exemplo de influência negativa da mídia foi na época da ditadura militar, quando a censura controlava tudo o que passava em todos os meios de comunicação, com o intuito de mostrar somente o que lhes convinha ao povo brasileiro, para que pensassem que estava tudo bem e não tentassem uma revolta. Foi necessária muita luta e contradições com o governo e a mídia para que o Brasil conseguisse se libertar.
Acreditamos que o governo ainda dê um jeitinho de manipular a imprensa hoje em dia, focando em expor mais o que for deixá-lo com mais ibope e omitindo ao máximo aquilo que pode prejudicá-lo de alguma forma, como já disse.
Não podemos deixar que controlem nossas mentes. Não só quanto a política, mas como na religião, o consumo (que devido a propagandas  vem crescendo desnecessariamente), enfim,  em qualquer assunto.
E agora que estamos em época de eleição é mais do que importante pensarmos bem nisso, antes de tomar qualquer decisão. Que procuremos nos manter o mais informados possível para que possamos escolher o certo e não deixar que nos controlem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário